Olá, [NOME]

  CBT@News 207/2011  
   
RIO DE JANEIRO
  WTC 2014
Sociedade Norueguesa de Túneis e CBT trocam experiências
CBT lança congresso internacional de túneis de 2014 em São Paulo
O Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), junto ao Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS (CBMR), recebeu a Sociedade Norueguesa de Túneis, em fevereiro. Em contato com um dos países mais desenvolvidos do setor, o objetivo brasileiro era trocar conhecimentos, agregando novidades a um momento de crescimento nas obras subterrâneas no país. “Para nós, tuneleiros, é ótimo poder compartilhar experiências com especialistas renomados”, afirma Hugo Rocha, presidente do CBT. “Aprendemos muito com os noruegueses”.

No primeiro dia, o grupo visitou as obras da linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. A visita percorreu as obras da expansão em Ipanema, frentes de escavação na Barra da Tijuca e em São Conrado. “O grupo de visitantes elogiou as obras pela alta qualidade dos trabalhos de engenharia em execução”, contou o presidente do CBT, Hugo Rocha. Leia mais.

País sede do Congresso Internacional de Túneis e Estruturas Subterrâneas de 2014 (WTC 2014), o Brasil convida, desde já, a comunidade tuneleira para participar da organização deste evento único. O Comitê Brasileiro de Túneis organiza, no dia 6 de março de 2012, o evento de lançamento do WTC 2014 em São Paulo. “A participação da comunidade tuneleira do Brasil é fundamental para o sucesso do evento”, ressalta Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT. “É com a força e o trabalho dos brasileiros que conseguiremos mostrar ao mundo a relevância da engenharia de túneis no país”. Saiba mais.
CEARÁ   CRESCIMENTO
Governador visita fabricante de shield nos EUA
Herrenknecht pretende instalar fábrica no Brasil  
O governador do Ceará, Cid Gomes, visitou a Robbins Company, empresa instalada em Cleveland, nos Estados Unidos, especializada em perfuração de túneis. O objetivo da visita é escolher o melhor equipamento a ser utilizado na Linha Leste do Metrô de Fortaleza.  Adail Fontenele, secretário da Infraestrutura do Estado também participa das visitas. Veja mais detalhes na matéria divulgada pelo governo do Ceará. Saiba mais. A Herrenknecht, empresa associada ao CBT e fabricante das escavadoras usadas na obra do Metrô de São Paulo, pretende instalar uma fábrica no Brasil em 2013. A afirmação é do diretor da empresa no país, Juan Manuel Altstadt, em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo. A nova fábrica, com local ainda indefinido, é uma estratégia da Herrenknecht, focada no pré-sal. Veja mais detalhes na íntegra da matéria. Leia mais.
   
www.tuneis.com.br