Olá, Renata

 

  CBT@News 231/2012  

RIO DE JANEIRO
Shield da Alemanha é entregue para as obras do Metrô
A empresa Herrenknecht – Tunnelling Systems, associada ao CBT, entregou oficialmente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e à Concessionária Rio Barra o seu Tunnel Boring Machine, conhecido como “tatuzão”. O equipamento, vendido por R$ 100 milhões e entregue no dia 27/09 na fábrica da empresa, será usado nas obras da Linha 4 do Metrô a partir de março de 2013. Com 2 mil toneladas, 120 metros de comprimento e 11,5 metros de diâmetro, o equipamento é capaz de perfurar de 15 a 18 metros de túnel por dia em solos rochosos ou arenosos, sem bate-estaca e explosões e sem passar por baixo de edifícios. Leia mais na matéria do Jornal do Brasil. (Foto: Herrenknecht).
WEBINAR - 10/11
  CONFERÊNCIA
Tecnologias de sondagens e túneis serão tema de seminário on line
Euro: Tun 2013 debate construção de túneis e engenharia subterrânea

O “Tunneling Journal”, importante veículo de comunicação na área de túneis, promove no próximo dia 11 de outubro um importante “webinar” sobre o setor. Para facilitar o acesso dos interessados, será realizado em dois períodos, pela manhã a partir de Nova York e à tarde a partir de Londres. O tema do “webinar” será “One Step Ahead: How Probe Drilling and Pre-Grouting can make your TBM Project a Success”. Nesta iniciativa, serão discutidos os benefícios, riscos e os melhores métodos de perfuração e pré-impermeabilização de fundações. O tema será apresentado por dois engenheiros da empresa, entre eles o engenheiro-chefe Dennis Ofiara, que participou de grandes projetos na área de engenharia para túneis. Os dois especialistas irão explorar as vantagens das tecnologias de sondagem e rejuntamento. Leia mais.

http://www.tuneis.com.br/site/imagens/tuneislivrorevista.jpg
Patrocinada pela Comunidade Econômica Europeia, será realizada na Alemanha, entre 17 e 19 de abril do próximo ano, a Euro: Tun 2013 (III International Conference on Computational Methods in Tunneling and Subsurface Engineering). Como parte do evento, acontecerá o simpósio “From geological conditions to numerical modeling of underground excavations”. A conferência será realizada na Universidade do Ruhr, em Bochum, na Alemanha.No simpósio serão discutidos temas diversos como a caracterização do solo, identificação de parâmetros, bem como as técnicas de homogeneização para modelagem de corte com TBM, avaliação do comportamento mecânico de escavações subterrâneas (deformação e estabilidade), entre outros assuntos. Leia mais.


     
www.tuneis.com.br