Olá, Renata

 

  CBT@News 232/2012  

29 E 30 DE OUTUBRO
Construção de túneis é tema de mini curso em Fortaleza
Um curso de dois dias, e com conteúdo prático, acontecerá no final deste mês em Fortaleza (CE). É uma excelente oportunidade para todos os que estão, no dia a dia ,envolvidos na construção de túneis, seja no planejamento, no  projeto ou na execução desse importante tipo de obra de engenharia. O curso de túneis, entre os dias 29 e 30 de outubro, está sendo organizado pelo CBT (Comitê Brasileiro de Túneis) e pela ABENC-CE (Associação Brasileira dos Engenheiros Civis) em parceria com o CREA-CE e SENGE-CE. Saiba mais.
BR-040   HIDRELÉTRICA
Edson Peev fala sobre o maior túnel rodoviário do país
Odebrecht inicia obras para usina de Teles Pires
O engenheiro e tesoureiro do CBT, Edson Peev, falou ao Massa Cinzenta (portal de notícias que aborda as novidades relacionadas à área da construção civil) sobre as obras do maior túnel rodoviário do Brasil, na estrada BR-040, conhecida como “Estrada Rio-Petrópolis”. Prevista para ser entregue em 2015, Edson comentou sobre as novas tecnologias que podem ser empregadas na obra, a competência e a qualificação profissional da comunidade tuneleira do Brasil e o túnel como a melhor opção de obra para evitar a degradação ambiental. Leia mais na íntegra da matéria.
A empresa Odebrecht, associada ao CBT e responsável pela construção da hidrelétrica de Teles Pires entre os estados do Pará e Mato Grosso, iniciou a perfuração do primeiro túnel que servirá para desviar o Rio Teles Pires. No total, farão o desvio do rio três túneis de 318 metros de comprimento cada um. A hidrelétrica, que receberá investimentos de R$ 4 bilhões, vai gerar 1.820 megawatts. Além disso, a construção da hidrelétrica vai criar vagas para seis mil empregos diretos, priorizando a mão de obra local. Leia mais na matéria do Valor Econômico. Foto de divulgação.
     
www.tuneis.com.br