Olá Rogerio De Abreu Menescal,

Confira a 95ª edição da revista eletrônica e-ABMS.

Boa leitura!

 
Siga a ABMS nas redes sociais
 
Edição Nº 95 - 18/12/2015

EDITORIAL
Um ano difícil, mas com marcos a celebrar

O ano de 2015 começou com perspectivas bastante negativas e agora, próximo ao seu fim, termina de forma não muito diferente. Crise econômica e política profunda, com os assuntos corrupção, PIB negativo, desemprego e agora o impeachment dominando os noticiários. A engenharia geotécnica refletiu o quadro nacional, com empresas vendendo seus ativos, demitindo e, na outra ponta, colegas sendo demitidos. Na administração da ABMS não foi diferente. Leia a íntegra do editorial assinado pela Diretoria da ABMS.

 
ABMS
Sede completa um ano cumprindo objetivo inicial

Depois de décadas de sedes provisórias, a ABMS inaugurou no dia 26 de novembro de 2014 a sua sede definitiva, em São Paulo. Ao comemorar o primeiro aniversário da nova sede, a Diretoria entende que os objetivos propostos para essa aquisição foram integralmente cumpridos. As instalações são modernas e adequadas. A estrutura do edifício onde está a sede conta com auditório e recursos necessários para a realização de palestras e cursos. Leia mais.

 
ENTIDADES IRMÃS
ABMS participa da posse da nova gestão da ABGE e lançamento do livro de Milton Vargas

No dia 3 de dezembro, a nova diretoria da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) tomou posse. Na cerimônia, Argimiro Alvarez Ferreira representou a ABMS. A solenidade teve início com o discurso do presidente reeleito da ABGE, Adalberto Aurélio Azevedo, falando sobre a importância do intercâmbio entre associações para a edição e publicação de obras para o meio técnico. Na foto, Adalberto Aurélio Azevedo e Argimiro Alvarez Ferreira. Saiba mais.

 
COMITÊ BRASILEIRO DE TÚNEIS
Ao comemorar 25 anos, CBT continua com o desafio de mostrar os benefícios do uso do espaço subterrâneo

No ano em que completou 25 anos, o Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS promoveu diversos eventos técnicos. Mas, acima de tudo, 2015 foi um ano de reflexão. “Evoluímos ao longo destes 25 anos”, declara Tarcísio Barreto Celestino, presidente do CBT. “Mas o número de obras subterrâneas no Brasil ainda é muito baixo, o que nos leva à conclusão de que ainda há muito a ser feito no sentido de convencer as autoridades e a sociedade brasileira de que os túneis são a melhor opção para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros urbanos”. Veja a reportagem completa.

 
NÚCLEO REGIONAL CENTRO-OESTE
Núcleo Centro-Oeste destaca a força e a qualidade dos eventos técnicos em 2015

O ano de 2015 foi movimentado para o Núcleo Centro-Oeste da ABMS. Diversos eventos organizados pelo Núcleo aconteceram na região, reunindo e aproximando estudantes, acadêmicos, empresas e profissionais da geotecnia. Os principais encontros foram  o VIII Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental (Regeo 2015), o VII Congresso Brasileiro de Geossintéticos (Geossintéticos 2015), ambos realizados em Brasília nos dias 19 a 21 de julho, e a edição da Palestra Milton Vargas, que aconteceu em 28 de outubro em Cuiabá (MT) e reuniu mais de 200 participantes dentre empresas, sindicatos, associações profissionais, estudantes e pesquisadores. Foto do público da palestra Milton Vargas, em 28/10. Saiba os detalhes.

 

NÚCLEO REGIONAL MINAS GERAIS
Núcleo Minas cumpre objetivo e atrai cada vez mais estudantes

Uma extensa programação de eventos e grande participação técnica – principalmente de futuros geotécnicos. Esse foi o ano de 2015, que se encerra com saldo positivo para o Núcleo Minas Gerais da ABMS. De acordo com a presidente do Núcleo, a engenheira Cássia Dinelli de Azevedo, um dos grandes feitos de 2015 foi atrair principalmente o interesse de estudantes de geotecnia e fundações. “Esse era um dos objetivos do Núcleo para o biênio que tem sido cumprido com sucesso”, diz. “Já temos um cadastro de estudantes interessados em integrar nossa associação em 2016. Eles estão ansiosos para participar dos próximos eventos da ABMS”. Na foto, Cássia Azevedo – terceira da esq. para a dir. – com participantes e palestrantes do Mulheres Geotécnicas. Leia mais.

 

NÚCLEO REGIONAL SÃO PAULO
SEFE8 foi o principal destaque do Núcleo SP em 2015

O grande objetivo do Núcleo São Paulo da ABMS para 2015 era a realização do SEFE8 (Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia), que aconteceu entre 23 e 25 de junho. Celso Nogueira Corrêa, presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, integrou a Comissão Organizadora do evento. “Começamos a organização há dois anos, quando o mercado estava bastante aquecido”, lembra. “Ao longo do tempo, com o desaquecimento do mercado, fomos sentindo as dificuldades e tivemos de fazer adaptações. A expectativa de público foi diminuindo”. O número de participantes, no entanto, surpreendeu a todos, atingindo 840 pessoas no congresso e oito mil visitantes na exposição técnica – Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia. A organização do SEFE8 foi uma parceria entre ABMS, ABEF e ABEG, junto com DFI e SINABEF. Conheça os detalhes.

 

BELO HORIZONTE
Resumos para o Cobramseg/SBMR 2016 podem ser enviados até 8 de janeiro

 

A Comissão Organizadora do Cobramseg/SBMR 2016 acaba de abrir o período de submissão de resumos de trabalhos. Os interessados podem enviar seus resumos até o dia 8 de janeiro de 2016, selecionando o evento desejado: Cobramseg, VII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, Geojovem ou SFGE – Shaping the Future of Geotechnical Education. Leia mais.

 

MINAS GERAIS
Almoço Geotécnico reuniu associados e diretoria para retrospectiva e confraternização

A diretoria do Núcleo Minas Gerais e seus associados se reuniram, no dia 10 de dezembro, para um encontro que conciliou troca de conhecimentos, retrospectiva e confraternização – o Almoço Geotécnico, realizado no restaurante do Automóvel Clube, em Belo Horizonte. Já em sua quinta edição, o Almoço contou com a palestra Influência de estaca defeituosa em um grupo de estacas, proferida pelo engenheiro Paulo José Rocha de Albuquerque, além de uma apresentação feita pela engenheira Cássia Azevedo, presidente do Núcleo, que relembrou às 52 pessoas presentes as atividades realizadas durante o ano. “Foi um encontro absolutamente agradável e divertido”, conta a presidente. O almoço, como de praxe, foi servido gratuitamente aos convidados. Saiba todos os detalhes.

 
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
André Assis
Luciano Jacques de Moraes Jr.
Alessander Kormann
Alexandre Gusmão
Artur Quaresma

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Renata Tomoyose e Tamires Camargo