Olá,

  CBT@News 243/2013  

SÃO PAULO
Seminário ITACET tem apenas 40 vagas disponíveis
Restam poucas vagas para o “Seminar on Mechanised Tunnelling”, trazido ao Brasil pela Fundação ITACET, destinada ao treinamento e educação em túneis da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA). Nos dias 26 e 27 de abril, profissionais renomados internacionalmente irão apresentar as técnicas mais modernas que estão sendo utilizadas ao redor do mundo. O estado da arte da escavação mecanizada, o critério de seleção das TBMs de acordo com as condições do projeto, gerenciamento de risco e exemplos brasileiros estão entre os temas abordados no curso. Serão dois dias de evento, com duas sessões cada um. Todo o curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea para o português. Das 170 vagas existentes, apenas 40 ainda estão disponíveis. Corra e garanta o seu lugar nesta grande oportunidade!
IMPRENSA   LINHA 5
Presidente do CBT cita soluções para enchentes Túneis do metrô serão construídos por Tarsila e Lina
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o geólogo e presidente do CBT, Hugo Cássio Rocha, falou sobre o problema das enchentes. O especialista assegurou que não há uma solução isolada para o problema, mas que ações conjuntas, que incluem soluções de engenharia, como piscinões e túneis, ocupação de regiões mais adequadas e educação para o controle do lixo nas ruas são indispensáveis. O geólogo também explicou que grande parte da cidade está no fundo de um vale, o que, naturalmente, faz da região imensamente mais suscetível aos alagamentos. Deste modo, argumenta que construções subterrâneas para o armazenamento de água, apesar do alto investimento, resultam em soluções de melhor custo-benefício. Veja a reportagem completa.
A Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo será escava por uma equipe formada por Tarsila, Lina e uma máquina que já trabalhou nas obras da Linha 4-Amarela do Metrô. Tarsila e Lina são os nomes dados pelos engenheiros da Companhia do Metropolitano aos shields que estão chegando da Alemanha especialmente para os trabalhos na Linha 5. Foi uma homenagem à pintora Tarsila do Amaral e à arquiteta Lina Bo Bardi. A Linha 5 será a primeira de São Paulo a ter três equipamentos em operação simultaneamente. As máquinas, produzidas pela Herrenknecht, chegam ao Brasil pelo porto de São Sebastião. Tarsila chega dia 25 de abril e Lina, em maio. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo, reproduzida pelo portal Info 4. Veja mais detalhes aqui. Foto: Andrade Gutierrez
www.tuneis.com.br