Olá,

  CBT@News 252/2013

 

ARGENTINA

CBT participa da 3ª Jornada de Túneis e Espaços Subterrâneos

A AATES (Associação Argentina de Túneis e Espaços Subterrâneos) organiza a 3ª Jornada de Túneis e Espaços Subterrâneos nos dias 4 e 5 de julho, em Buenos Aires, Argentina. Esta edição conta com a participação especial do Comitê Brasileiro de Túneis, representado por Hugo Cássio Rocha, presidente da entidade, Edson Peev, tesoureiro, Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente, e Maurício Garcia, membro do CBT. O tema do evento é “Comportamiento de obras subterrâneas terminadas em operación”. Leia mais.


 
TUNEIS

Métodos Construtivos: tema do presidente do CBT em Curitiba

No seminário “Metrô em Curitiba – Contribuições da Engenharia”, realizado no dia 26 de junho na capital paranaense, o presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), geólogo Hugo Cássio Rocha, falou sobre os Métodos Construtivos de Túneis Metroviários. O geólogo, que é também chefe de Projetos Civis do Metrô de São Paulo, levou aos profissionais de Curitiba a experiência do metrô paulistano. Organizado pelo Senge-PR, IEP e CREA-PR, o evento reuniu cerca de 200 profissionais na PUC-PR. Leia mais.
WTC2014   EDUCAÇÃO EM TÚNEIS
Resumos podem ser enviados até 15 de julho
André Assis deixa a presidência da ITACET
O World Tunnel Congress 2014 vai reunir as principais empresas e profissionais da indústria tuneleira mundial. O palco do encontro será a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Organizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, o WTC2014 acontece entre os dias 9 e 15 de maio de 2014. Os resumos de trabalhos já estão sendo recebidos pelo sistema de submissão online. O prazo para envio é dia 15 de julho de 2013. Os resumos devem ter, no máximo, 1500 caracteres com espaço e não devem conter imagens. Clique aqui para enviar seu resumo.
Após seis anos à frente do Comitê e da Fundação ITACET, entidades dedicadas à promoção de cursos de treinamento na área de túneis, André Assis, presidente da ABMS, deixa a posição com sentimento de dever cumprido e muito gratificado. Criada em 2009, a Fundação ITACET já promoveu 25 cursos, treinou 2820 pessoas de 17 países, com 105 palestras. “Foi um período de muito esforço, é verdade, mas extremamente agradável”, lembra Assis, professor que se dedica e acredita na educação. “E hoje é muito gratificante olhar para trás e ver tudo que conquistamos ao longo desse tempo”. Leia mais.
NOVA TAMOIOS
  LINHA 5-LILÁS
Descobertas arqueológicas surpreendem obras do maior túnel do Brasil Shield que será usado nas obras começa a ser montado
Durante as obras daquele que será o maior túnel do Brasil – o da Rodovia Nova Tamoios, com 3.665 metros – foram encontrados vestígios arqueológicos do grupo indígena de tradição cultural Aratu. De acordo com reportagem do Portal do Governo do Estado de São Paulo, “foram encontrados fragmentos de utensílios cerâmicos (tigelas, potes etc) e material lítico (artefato feito de rochas) lascado, predominantemente em sílex e quartzo, utilizados geralmente como ferramentas de corte e perfuração”. Saiba mais detalhes na íntegra da matéria. Foto de Gilberto Marques, do Portal do Governo do Estado de São Paulo.
O shield EPB (Earth Pressure Balanced) que será utilizado nas obras da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo já está sendo montado. Segundo reportagem do portal Terra, o megatatuzão vai escavar um túnel do poço Bandeirantes até o poço Dionísio da Costa, passando pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. O diâmetro de escavação da máquina é 10,58 metros e sua capacidade de perfuração atinge 12 a 15 metros por dia. Veja mais detalhes na íntegra da matéria do Terra. Foto: Edson Lopes Jr. / Governo de SP / Divulgação
       
www.tuneis.com.br