Olá,

  CBT@News 257/2013

FERNANDO DE ALMEIDA
A geologia brasileira perde um grande nome
O Comitê Brasileiro de Túneis informa com pesar o falecimento do geólogo professor Fernando Flávio Marques de Almeida, aos 97 anos, ocorrido no dia 2 de agosto de 2013. "O professor Fernando de Almeida era  um ícone pela sua importância para o desenvolvimento da geologia no Brasil”, declara Hugo Rocha, presidente do CBT. “Infelizmente não tive a oportunidade de ser seu aluno”. Respeitado por seu vasto conhecimento, Fernando Almeida foi condecorado com várias distinções durante sua carreira profissional, dentre elas: a Medalha José Bonifácio, pela Sociedade Brasileira de Geologia (1964); a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Presidente da República do Brasil (1995), Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Campinas (1991); Medalha de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (1995). Além disso, foi homenageado pelo engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho, que batizou um mineral recém-descoberto de Almeidaíta, em 14 de junho de 2013. Leia mais.
INTERNACIONAL   28 DE AGOSTO
Mais de 540 resumos foram enviados para o WTC2014 CBT tem espaço reservado no Concrete Show 2013
A submissão de resumos para o WTC2014 superou as expectativas do Comitê Científico. Um total de 543 resumos foi enviado para o Congresso. Os principais temas escolhidos pelos autores foram “Projeto e Planejamento de Estruturas Subterrâneas”, “Operação, Segurança, Manutenção, Reabilitação, Renovação e Reparo de Túneis” e “Aprendendo de casos de obras”. O continente que teve o maior número de contribuições foi a Europa, com 210 resumos, seguido pela América Latina, com 143. A Ásia foi o terceiro, enviando 131 resumos. A Oceania submeteu 17 resumos e a África, seis. “O interesse de todos os continentes mostra que a comunidade técnica de todo o mundo reconhece a importância do Brasil e do WTC, afirma Arsenio Negro, presidente do Comitê Científico. “Estou muito contente por ter recebido um número substancial de resumos e tenho certeza de que isso irá refletir no sucesso do Congresso”. Leia no site.
O CBT apoia o Concrete Show 2013. A feira de exposições das soluções tecnológicas do setor da construção civil acontece de 28 a 30 de agosto no Centro de Exposição Imigrantes. O Comitê conta com espaço reservado para palestras no Concrete Congress, dia 28, das 9h às 12h. O evento será aberto com a palestra “Sustentabilidade e Tecnologia de Execução de Revestimentos de Túneis”, ministrada por Antonio Domingues de Figueiredo, seguida pelo tema “Trem de Alta Velocidade – TAV”, cujo palestrante será Eloi Angelo Palma Filho. Leia mais.
     
www.tuneis.com.br