Olá,

  CBT@News 263/2013

8 E 9 DE NOVEMBRO
Túneis imersos. Seminário em São Paulo reunirá os mestres da técnica no mundo
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso do Brasil. Países da Europa e Ásia, no entanto, já utilizaram essa técnica em diversos projetos. Para discutir e compartilhar conhecimento técnico sobre o método, que pode beneficiar não só os municípios de Santos e Guarujá como outras cidades brasileiras, será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na cidade de São Paulo, o Seminário sobre Túneis Imersos. O evento vai receber alguns dos mestres da técnica no mundo, dentre eles o engenheiro neozelandês Hans de Wit e o engenheiro Lars Christian F. Ingerslev, que têm grande experiência em obras com túneis imersos pelos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia. Saiba mais detalhes.
31 DE OUTUBRO
  17 a 19 DE OUTUBRO
Akira Koshima fala sobre o uso do Jet Grouting para escavação de túneis CBT é convidado da Expo Tunnel, em Bologna, na Itália
O ex-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis e gerente técnico da Novatecna, Akira Koshima, vai ministrar a palestra "Melhoria, Pré-suporte e Reforço de Maciços Terrosos e Rochosos – Ênfase no Uso do Jet Grouting para Escavação de Túneis”, no dia 31 de outubro, às 16h, no auditório do Metrô de São Paulo. Em 2013, não pela primeira vez, Akira Koshima foi convidado a ser um dos palestrantes do curso da ITACET (Fundação para Educação e Treinamento da ITA – International Tunnelling and Underground Space Association) para tratar exatamente deste tema. Agora, em São Paulo, ele irá compartilhar com os presentes sua experiência de mais de 20 anos na área. Leia mais.
O Comitê Brasileiro de Túneis, representando a comunidade tuneleira brasileira, é um dos convidados da Expo Tunnel, exposição de serviços e equipamentos para túneis que acontece de 17 a 19 de outubro em Bologna, na Itália – o outro país convidado é a Rússia. Junto com a exposição haverá palestras e apresentações. Uma delas será da delegação brasileira, composta por Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT e chefe de departamento de Concepção de Projetos Civis do Metrô de São Paulo, Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do Comitê e gerente de projetos da Themag Engenharia e professor da Universidade de São Paulo, em São Carlos, Eloi Palma Filho, membro e colaborador ativo do CBT e engenheiro da EPL, e Carlos Eduardo Moreira Maffei, membro do CBT e diretor e consultor da Maffei Engenharia e professor da Universidade de São Paulo. Veja mais.
     
www.tuneis.com.br