Olá,

 

  CBT@News 266/2013

13 DE NOVEMBRO
“Planejamento da Expansão do Metrô no Estado do Rio de Janeiro” é tema de mesarredonda 
Tuneleiros, ambientalistas, urbanistas e planejadores vão se reunir no dia 13 de novembro de 2013, das 17h às 22h, para debater as obras de expansão do Metrô do Rio de Janeiro no Clube de Engenharia da cidade. Dentre os temas técnicos a serem abordados, estarão questões geológico-geotécnicas, urbanísticas, ambientais, além dos custos e prazos das obras. O evento será transmitido ao vivo pela Web TV do Clube de Engenharia. As inscrições para participar são gratuitas. O CBT apoia a iniciativa e estará presente no evento. Acesse aqui e saiba como garantir sua presença.
MELHORIA E REFORÇO DO MACIÇO
  EXPO TUNNEL
Akira Koshima reúne mais de 100 participantes para palestra em São Paulo  Tecnologia italiana chama a atenção da delegação brasileira 


Mais de 100 tuneleiros se reuniram no auditório do Metrô de São Paulo, no dia 31 de outubro, para assistir a palestra ministrada por Akira Koshima, ex-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis e gerente técnico da Novatecna. O tema abordado foi "Melhoria, Pré-suporte e Reforço de Maciços Terrosos e Rochosos – Ênfase no Uso do Jet Grouting para Escavação de Túneis". O encontro foi uma repercussão do curso que antecedeu o World Tunnel Congress 2013, em Genebra, na Suíça. Akira Koshima foi convidado, não pela primeira vez, para fazer parte do corpo discente do curso. O evento foi organizado pelo CBT em parceria com a UniMetro – universidade corporativa do Metrô de São Paulo. Leia mais.


O Comitê Brasileiro de Túneis, representando a comunidade tuneleira do Brasil, foi um dos convidados da Expo Tunnel, exposição de serviços e equipamentos para túneis que aconteceu de 17 a 19 de outubro em Bologna, na Itália, e contou com 5.400 participantes. "Foi muito interessante visitar uma exposição deste porte focada especificamente em túneis – construção, projeto, manutenção, operação, combate a incêndios, limpeza, iluminação, tudo relacionado a túneis", ressalta Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT. "Além disso, foi uma ótima oportunidade para fazer contatos e estreitar laços com um país que tem uma tecnologia muito desenvolvida na área". Saiba mais.
     
www.tuneis.com.br