Olá,

  CBT@News 274/2014

TÚNEIS PARA ENERGIA
Curso de Treinamento da ITA terá profissionais renomados
O tradicional Curso de Treinamento da ITA, que acontece antes de cada Congresso Mundial de Túneis, sempre destaca algum tópico importante da engenharia tuneleira. Este ano, o foco será Túneis para Energia. O tema foi escolhido considerando a crescente demanda por obras subterrâneas para produção, armazenamento e transporte de energia em todo o mundo. O curso acontecerá em Foz do Iguaçu, sede do WTC 2014, nos dias 9 e 10 de maio. Haverá 16 horas de palestras proferidas por profissionais renomados internacionalmente. Saiba mais detalhes e inscreva-se!
24 DE ABRIL
  EXCAVATED MATERIAL/TUNNEL SPOIL
“Proposta para Cadastro de interferências na cidade de São Paulo” é tema de palestra técnica ITA solicita informações à comunidade brasileira
Com o crescimento desordenado da cidade de São Paulo, empresas e comunidades técnico-científicas buscam alternativas para a melhor utilização do espaço subterrâneo da cidade. Porém, São Paulo hoje não possui nenhum cadastro consolidado das instalações subterrâneas existentes, diferentemente das obras realizadas na superfície, onde precisa-se do “TPU” (Termo de Permissão de Uso) e do “TPOV” (Termo de Permissão para Ocupação da Via). Para falar sobre a proposta de desenvolvimento de um cadastro de interferências, o engenheiro Marcos Antônio Santos Romano foi convidado pelo CBT a ministrar uma palestra. Leia mais e participe.
Em sua nova pesquisa sobre materiais escavados, o Working Group n. 15: Underground Constructions and the Environment da ITA-Aites (International Tunneling and Underground Space Association) está preparando um relatório a respeito dos potenciais de uso e os problemas enfrentados com esse tipo de material, a fim de encontrar desafios a serem superados. Dessa forma, o WG15 está procurando conhecer casos sobre como o material foi utilizado no projeto, assim como problemas relacionados aos materiais escavados e como foram resolvidos. Conheça os detalhes e participe da pesquisa da ITA.
     
www.tuneis.com.br