Olá,

  CBT@News 276/2014

CONGRESSO MUNDIAL DE TÚNEIS
WTC 2014 começa em Foz com mais de 1200 participantes 
O Congresso Mundial de Túneis (WTC 2014) começou nesta segunda-feira, 12 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). Participam mais de 1.200 especialistas em obras subterrâneas de dezenas de países. Nos três dias do encontro serão apresentados 350 trabalhos científicos. Na abertura, Hugo Rocha, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, entidade que promove o evento juntamente com a Associação Internacional de Túneis (ITA), deu as boas vindas aos congressistas e ressaltou a importância da realização do encontro em um momento especial para o Brasil, que hoje avança nas obras de infraestrutura – muitas delas exigindo a construção de quilômetros de túneis. Já o presidente da Comissão Organizadora do WTC, Tarcisio Barreto Celestino, falou da qualidade dos trabalhos apresentados e agradeceu a todos os que contribuíram para a realização do encontro. Veja mais detalhes.
WTC 2014
  OFICIAL
“Túneis para Energia”: público lota auditório Comunicado CBT: Metrô Rio de Janeiro 

Com a presença de mais de 150 profissionais, que lotaram um dos auditórios do Hotel Bourbon em Foz do Iguaçu (PR), teve início nesta sexta-feira, 9 de maio, o curso “Túneis para Energia”, promovido pela ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo). O treinamento terminou no sábado, 10 de maio, e precedeu o início do WTC 2014 (Congresso Mundial de Túneis), cuja abertura aconteceu no domingo, dia 11/5. O presidente do Comitê Organizador da WTC 2014 (Congresso Mundial de Túneis), Tarcísio Barreto Celestino, abriu pontualmente o curso às 8h30. A seu lado estavam Claude Berenguier, presidente executivo da Fundação ITACET, e Robert Galler, diretor técnico da mesma Fundação. Leia mais.

Na madrugada deste domingo (11/05), por volta das 3 horas, ocorreram duas subsidências de solo na Rua Barão da Torre, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro, durante a escavação do túnel da Linha 4 do Metrô. Não houve vítimas e os danos materiais são de pequena monta e já estão sendo reparados. A cavidade já foi preenchida com argamassa e está sendo monitorada com instrumentação especial, que aponta condição estável. As causas do assentamento de solo estão sendo analisadas pelos envolvidos. O Comitê Brasileiro de Túneis acompanha de perto o desenrolar dos acontecimentos e manterá os participantes do WTC 2014 e os seguidores do CBT informados se houver novidades. Veja no site.
     
www.tuneis.com.br