Confira a 120ª edição da revista eletrônica e-ABMS.

Boa leitura!


Siga a ABMS nas redes sociais
 
Edição Nº 120 - 31/01/2018

EDITORIAL
Prepare-se para participar do maior evento de geotecnia do Brasil

O Cobramseg – Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – é o maior evento de geotecnia do país e acontece a cada dois anos, organizado pelos diferentes Núcleos da ABMS. Neste ano, o Cobramseg será realizado em Salvador (BA), de 28 de agosto a 1º de setembro. O Núcleo Bahia da ABMS já está a todo vapor, cuidando dos detalhes para que este seja mais um evento de sucesso. Como já é tradição, o Cobramseg abriga também outros eventos: o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, o IX Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia, o VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (Geojovem) e, nesta edição, o V Simposio Panamericano de Deslizamientos. No editorial deste mês, Alessander Kormann, presidente da ABMS, fala sobre o Cobramseg e sua importância para a comunidade geotécnica brasileira. Leia a íntegra do editorial.

 
PALESTRA MILTON VARGAS
Luciano Décourt propõe a modernização da engenharia de fundações no Brasil

Luciano Décourt percorreu o país levando a Palestra Milton Vargas para os associados da ABMS de todos os 10 Núcleos da entidade. O engenheiro foi direto ao ponto ao escolher o tema da palestra: “Quebrando Paradigmas na Engenharia de Fundações”. O objetivo era provocar debates envolvendo antigas práticas que ainda hoje são utilizadas no país e que já deveriam ter sido substituídas por práticas mais avançadas. Segundo Décourt, que percorreu o país entre os dias 6 de novembro e 7 de dezembro, muitos métodos ainda hoje usados na engenharia de fundações estão ultrapassados. Leia mais.

 

PARTICIPE!
Prazo de submissão de trabalhos para o Cobramseg foi prorrogado até 26 de fevereiro

A data de submissão de trabalhos para o XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica foi prorrogada e vai até o dia 26 de fevereiro. O Cobramseg acontece de 28 de agosto a 1 de setembro em Salvador, na Bahia. Os trabalhos devem versar nos seguintes temas: análise e gerenciamento de riscos, educação em geotecnia, desempenho e segurança de obras geotécnicas, ensaios de laboratório e campo e modelagem física e numérica, estrutura de contenção, fundações, geossintéticos, geotecnia ambiental, geotecnia social, inovações em geotecnia, obras de infraestrutura, obras de terra e enrocamento, solos não saturados, expansivos, colapsíveis e moles. Serão considerados trabalhos em português, inglês e espanhol. Veja no site.

 

MELHOR PROJETO GEOTÉCNICO
Inscreva-se para o Prêmio José Machado da ABMS

O Prêmio José Machado da ABMS é concedido ao melhor projeto geotécnico levando em conta a originalidade, inovações no emprego de materiais e técnicas, o atendimento de necessidades do empreendedor, o grau de dificuldade, os desafios das condições geotécnicas e a relevância do monitoramento com instrumentação de campo. Podem participar projetos concluídos nos últimos dois anos e que tiveram participação de associados da ABMS. O grupo vencedor receberá diploma e será convidado para apresentar o projeto em evento de premiação da ABMS. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de março. Saiba mais.

 

MELHORES TRABALHOS
Prêmios acadêmicos da ABMS têm inscrições abertas até 31 de março

As inscrições para os prêmios Fernando Emmanuel Barata, Icarahy da Silveira e Costa Nunes estão abertas e vão até o dia 31 de março. Os prêmios homenageiam, respectivamente, o melhor trabalho de alunos de graduação, a melhor tese de mestrado e a melhor tese de doutorado. Conheça os detalhes e inscreva-se!

   
A e-ABMS é a revista eletrônica da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Diretoria:
Alessander C. Morales Kormann
Alexandre Duarte Gusmão
Maurício Martinez Sales
Paulo Cesar de Almeida Maia
Celso Nogueira Corrêa

 

Editor: Helvio Falleiros
Reportagem:
Renata Tomoyose, Tamires Camargo e Eduardo Pascoal